sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Virada, Queda e Rolamento!

Não tem jeito mesmo! A politica pública de cultura aqui é só "eventos".
O que há de novo na virada cultural?
Um "evento" que já começa imitando uma idéia que veio de outra cidade ( São Paulo)
e que surgiu com este nome como uma resposta aos ataques do PCC ( Primeiro comando da Capital),
que paralisaram Sampa e amedrontaram a população. Não era só virada por ser de um dia para o outro.
Era uma "virada" por cima, uma proposta de elevação da auto-estima das pessoas através da arte.
Claro que sempre se pode argumentar que virou um evento como qualquer outro.
Não duvido.
O que acho impressionante é a irrelevância disto pra Recife.
Este novo evento vai colocar dinheiro no bolso de quem, vai promover a "política" de quem?
Temos que parar com este investimento na cultura que prioriza só eventos e mais eventos...
Se tiver algum economista aí na prefeitura, por favor queira explicar aos gestores de plantão
qual é o resultado de investimentos só em bens de consumo.
Os teatros da prefeitura tem condições técnicas miseráveis. Nenhum deles, Nem o "Dona Lindu"
passam do razoável em questões técnicas. Nós não temos uma rede de espaços culturais nos bairros, bem gerida e com recursos.
Economista, por favor explique tb a diferença entre investimento em bens de consumo e bens de capital...
pode citar a Africa Subsaariana como exemplo.
Não há nada na virada cultural que já não aconteça aqui... o impacto é duvidoso.
Não agrega artisticamente, nem economicamente.
Neste sentido, bem ao contrário, é mais um festival em um mês repleto de festivais.
 - Como os bens culturais não são gêneros de primeira necessidade,
como água e comida, as pessoas ( quase sempre o mesmo público),
terão que fazer escolhas que não favorecem o mercado cultural. -
Na verdade está em cima do festival internacional de dança. Não parece lógico que isto só atrapalha a divulgação de todos? Não passou dá hora de repensar este calendário cultural?
Aqui teremos três dias, na sexta viramos, no sábado caimos, no domingo rolamos... e depois vem a novela dos pagamentos.

eliasmouret

Nenhum comentário: